O tema explosão solar começou a aparecer como um alerta nos noticiários no final do ano passado depois que o professor Peter Backer, da Universidade George Mason, na Virgínia, nos Estados Unidos, disse que o mundo deveria se preparar para uma enorme tempestade solar que poderia atingir o planeta em 2024 e gerar um verdadeiro “apocalipse da internet”.
Esta explosão solar de grande magnitude, de acordo com o professor, poderia prejudicar a tecnologia mundial, incluindo a rede elétrica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação. Tudo isso acarretaria um “apagão” da internet, ele afirmou.
Contudo, também é provável que o fenômeno se dirija a outra direção do espaço que não a Terra. Mas o que seria uma explosão solar? Sabemos que o planeta possui um campo magnético no seu núcleo que já sofreu diversas alterações.
Mas ele não é imutável e uniforme. O campo já sofreu diversas alterações ao longo do tempo que foram cruciais para diversos fenômenos naturais. Sendo assim, é variável e complexo. Todavia, podemos considerá-lo relativamente estável a curto prazo, estando praticamente alinhado com o eixo de rotação da Terra.
Já no caso do sol, o campo magnético é mais intenso e não acompanha o seu eixo de rotação. A estrutura do sol é dinâmica e complexa, o que acaba tornando as linhas deste campo desalinhadas. Quando se cruzam acontece a explosão solar, ou seja, uma liberação repentina e abrupta de radiação.
Devo estocar dinheiro na iminência de uma explosão solar?
Em 1859 uma explosão solar causou estragos significativos ao planeta, em um episódio que ficou conhecido como Evento de Carrington, a maior tempestade geomagnética da história. Após 17 horas da detecção das manchas solares, as partículas carregadas chegaram à Terra e muitos aparelhos de comunicação foram danificados ou apresentaram mau funcionamento.
Contudo, não é possível afirmar neste momento que estamos em uma “rota de colisão” com uma explosão solar catastrófica. O que sabemos é que está havendo um constante monitoramento da atividade do sol pelas agências espaciais.
O professor Peter Becker também disse que está trabalhando em um software de alerta sobre uma possível explosão nociva às redes de comunicação 24 horas antes das partículas chegarem à Terra e começarem a alterar o campo magnético do planeta.
Portanto, não há motivo para pânico. Explosões solares são eventos naturais e repentinos, e sempre ocorreram desde antes de a humanidade existir. Além disso, o planeta pode ser atingido por uma explosão solar em qualquer momento. Mas graças ao monitoramento contínuo das agências espaciais, uma explosão altamente nociva será comunicada com alguma antecedência.
Você pode ter outros motivos para guardar dinheiro físico, mas a opção de guardar dinheiro embaixo do colchão em razão do pânico de uma explosão solar, não é nenhum argumento para que tenha essa atitude. A humanidade está sujeita a diversos riscos que podem ser até piores que uma explosão solar, não é mesmo?
Autor: Rafael Francisco Primo Schiabel, estudante de Física Computacional na USP.
A melhor cotação para compra de Ouro é na Rede Câmbio Seguro. Compre Online.
Na hora de programar sua viagem, conte com a assessoria de câmbio gratuita da Rede Câmbio Seguro.
Envios internacionais com segurança e confiabilidade. É com DHL Express e FedEx. Consulte nossas lojas.
Precisa enviar dinheiro ao exterior de forma rápida e segura? Conheça nossos serviços!