Sabia que existem algumas ações necessárias para deixar o seu ouro investido de herança ou presentear? Confira o passo a passo.
Ele já apareceu por aqui outras vezes e sempre levanta o questionamento: “será que ouro investido vale a pena?”. Como dito nesse post, o ouro é a aplicação mais segura do mundo para investidores em diversos momentos, principalmente em situações de crises, sendo utilizado como moeda de troca há milhares de anos. Desde o início do plano real, o ouro já alcançou uma valorização de mais de 500%.
Ou seja, se você quer ter uma boa reserva financeira, ter ouro investido é uma excelente alternativa. Outros motivos potencializam essas vantagens: o ouro é finito e, por isso, tem menos intervenção estatal. É relevante considerar ainda que o ouro é aceito em diversos lugares do mundo, mais do que a moeda local.
Investir em barras de ouro é uma ótima opção para quem deseja ter segurança financeira, mas comprá-lo de forma errada pode se tornar um pesadelo e atrapalhar os seus planos como investidor. A compra do ouro deve ser feita em instituições habilitadas pelo Banco Central do Brasil e essa conferência pode ser feita diretamente no site do Bacen. Além disso, é importante obter e guardar a nota fiscal de compra.
Mas, depois de comprar com segurança, como prosseguir se a intenção é presentear ou deixar de herança o ouro investido? Separamos aqui algumas dicas do passo a passo para presentear ou deixar o seu ouro de herança. Confira:
Declare no Imposto de Renda
O ouro precisa ser declarado no seu imposto de renda dentro do ano-calendário em que ele foi adquirido. Esse é o primeiro passo para presentear com o seu ouro investido ou deixá-lo de herança. O processo é simples e pode ser feito pela plataforma de declaração de IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física). Basta preencher a Ficha de Bens e Direitos e selecionar o código 46, referente a ouro como ativo financeiro.
Tenha nota fiscal
Como dito anteriormente, a nota fiscal é muito importante para quem investe em ouro pois ela garante a qualidade do produto, mas não só isso. Para presentear ou deixar o seu ouro investido em herança, é preciso ter um documento que comprove que aquela aquisição foi feita legalmente, o que só é possível por meio da nota fiscal.
Faça o endosso
Para transferir a propriedade do ouro investido para outra pessoa é necessário fazer o endosso do metal no verso da nota fiscal. O ato deve ser autenticado em cartório, para garantir a veracidade. Assim, o ouro passa a ser de outra pessoa, identificada no processo de transferência.
Coloque no inventário
Para deixar o seu ouro investido de herança aos herdeiros, é necessário colocá-lo no inventário. O processo funciona como a declaração de outros bens e serve para que o ouro seja direcionado a pessoas específicas e garanta essa transferência.
Na Rede Câmbio Seguro você adquire ouro para investimento com segurança. Pelo site, ou através de nossas lojas, é possível fazer a cotação e obter o seu ouro investido. A Rede Câmbio Seguro faz parceria apenas com empresas credenciadas pelos órgãos reguladores competentes em todos os serviços que oferece ao mercado, e conta com a assessoria de profissionais especialistas no assunto, garantindo a segurança de sua operação. Gostou da ideia? Acesse o nosso site e confira!
A melhor cotação para compra de Ouro é na Rede Câmbio Seguro. Compre Online.
Na hora de programar sua viagem, conte com a assessoria de câmbio gratuita da Rede Câmbio Seguro.
Envios internacionais com segurança e confiabilidade. É com DHL Express e FedEx. Consulte nossas lojas.
Precisa enviar dinheiro ao exterior de forma rápida e segura? Conheça nossos serviços!