Conheça o mercado paralelo de dólar azul na Argentina e qual a melhor moeda para levar quando for em viagem para o país
A moeda oficial da Argentina é o peso argentino. Apesar disso, para quem vai viajar para o país latino é importante saber o que é o dólar azul, comercializado nas ruas. Mais caro do que o oficial, o dólar informal é negociado fora do circuito oficial de câmbio.
A modalidade ilegal sempre existiu, mas se intensificou com as restrições governamentais impostas para a comercialização de dólar no país. Começando pelo chamado “cepo cambiário”, estabelecido em 2011, pela então presidente Cristina Fernández de Kirchner.
Essas particularidades do dólar na Argentina fazem com que muitos turistas sejam pegos despercebidos. A questão é que o dólar azul é vendido por um preço acima da cotação oficial e o peso é desvalorizado frente à moeda norte-americana. O preço do dólar azul não é fixo e nem segue critérios técnicos. Muitas vezes o clima político e as implicações psicológicas na população podem fazer com que sua cotação suba ou caia.
Outra questão importante é que pela insegurança econômica do país, os argentinos têm o hábito de realizar reservas de valor em dólar, para se proteger de possíveis imprevistos financeiros.
Por essa razão, se você está indo viajar para a Argentina, a melhor opção é levar dólar do Brasil. Assim, você se beneficiará do dólar no território argentino e poderá desfrutar de muito mais atrações turísticas. E não se assuste quando ouvir vendedores anunciando “cambio” pelas ruas.
Como comprar dólar barato e legalmente para viajar?
A primeira informação importante sobre como comprar dólar barato é sempre comprar de instituições financeiras e casas de câmbio autorizadas. Nada de se render a modalidades como o dólar azul.
A segunda dica é, sempre que possível, planejar a viagem e a compra da moeda estrangeira com o máximo de antecedência. Dessa forma você consegue acompanhar a movimentação do mercado e aproveitar aos poucos as boas cotações, até chegar a um preço médio das operações.
Sempre tenha em mãos o comprovante da legalidade da sua moeda estrangeira
Qualquer quantidade de dólar ou moeda estrangeira é permitida em viagens internacionais por turistas, desde que seja feita a comprovação da origem por meio e-DBV (Declaração Eletrônica de Bens de Viajante). Apenas para valores de até R$10.000,00 não é necessário a emissão da declaração. A partir do dia 29 de dezembro de 2022, quando entra em vigor o novo marco cambial, esse teto será de US$10.000,00.
Leia também: Como comprar dólar barato
A comprovação da legalidade do seu dólar evita transtornos ao ser abordado pela alfândega ou por autoridades legais do país em que você está viajando. Na Rede Câmbio Seguro você adquire seu dólar ou moeda estrangeira com segurança e ainda consegue acompanhar as melhores cotações online ativando nossos alertas.
Quer saber mais? Fale com a gente.
A melhor cotação para compra de Ouro é na Rede Câmbio Seguro. Compre Online.
Na hora de programar sua viagem, conte com a assessoria de câmbio gratuita da Rede Câmbio Seguro.
Envios internacionais com segurança e confiabilidade. É com DHL Express e FedEx. Consulte nossas lojas.
Precisa enviar dinheiro ao exterior de forma rápida e segura? Conheça nossos serviços!