A Conta Internacional em moeda estrangeira, também conhecida como Conta Global vem se popularizando. Cada vez mais brasileiros estão descobrindo as facilidades desta modalidade financeira. Seja para facilitar transações em viagens, estudar no exterior, investir em mercados internacionais ou até para manter uma reserva em moeda forte, a conta internacional vem se tornando um recurso bastante comum.
No entanto, muitas dúvidas surgem quando o assunto é a declaração desses valores no Imposto de Renda. O critério para a declaração de contas no exterior ou conta internacional que opere com moeda estrangeira segue a mesma lógica de qualquer outro bem ou direito situado fora do país.
A partir do momento em que o total dos valores no exterior, incluindo saldos em contas, investimentos, bens imóveis ou outros ativos, superou o limite de R$140,00 (cento e quarenta reais) em 31 de dezembro do ano fiscal, o contribuinte está obrigado a declarar esses valores na sua declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.
Declarando o saldo da conta internacional
O mesmo raciocínio vale para a conta internacional aberta por um banco brasileiro no exterior, com o objetivo de ser utilizada para conversão de moeda estrangeira com menor custo de IOF. É necessário declarar o saldo ao final do ano no Imposto de Renda, caso os valores atinjam os limites estabelecidos pela Receita Federal, nesse caso R$140,00. Aliás, é importante, por diversos fatores, que todos os bens sejam declarados no Imposto de Renda, independentemente da natureza.
Para conta internacional que permita a conversão e a manutenção de saldo em moeda estrangeira, é preciso informar o valor em moeda estrangeira. Depois fazer a conversão para o Real utilizando a taxa de câmbio oficial do Banco Central na data de 31 de dezembro do ano-base.
Os valores devem ser declarados na ficha de “Bens e Direitos”. E assim de acordo com as especificações pertinentes ao tipo de bem ou direito que a conta representa. É importante também manter todos os registros e extratos que comprovem os saldos e movimentações. Isso facilitará a comprovação das informações caso a Receita Federal solicite.
Facilidades do aplicativo RCS Global
Os clientes do aplicativo RCS Global Multimoedas possuem uma facilidade a mais para ter em mãos as informações da conta internacional para declaração no Imposto de Renda. É só seguir os passos conforme desse vídeo: https://youtube.com/shorts/PwYt4KJLLUM
O aplicativo RCS Global Multimoedas permite conversões, bem como depósitos na conta internacional em euro, dólar americano, dólar canadense, dólar australiano e libra esterlina. A conversão de reais para a moeda desejada tem IOF de apenas 1,1% e a de moeda estrangeira para reais tem IOF de 0,38%.
As cotações utilizadas para conversão são as melhores do mercado, o que torna do RCS Global Multimoedas uma opção de conta internacional muito convidativa.
Outra facilidade é a conversão do valor depositado para qualquer moeda, como de dólar americano em euro, por exemplo. Nesse caso não há incidência de IOF por tratar-se de uma arbitragem cambial sobre moedas estrangeiras. Assim, não há a obrigatoriedade de recolhimento de IOF, bem como do registro da operação no Banco Central do Brasil.
A melhor cotação para compra de Ouro é na Rede Câmbio Seguro. Compre Online.
Na hora de programar sua viagem, conte com a assessoria de câmbio gratuita da Rede Câmbio Seguro.
Envios internacionais com segurança e confiabilidade. É com DHL Express e FedEx. Consulte nossas lojas.
Precisa enviar dinheiro ao exterior de forma rápida e segura? Conheça nossos serviços!